Resumo: Artigo 36321
O disco de vinil e a fruição musical: contribuição para uma sociologia dos objetos (5, 10, 59, 96, 98)
Mariana Trajano, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil.
Apresentação: Thursday, May 29, 2008 1:15PM - 3:15PM sala 202 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 45 - Chair: João Porto de Albuquerque
Abstract.
Podem os objetos influenciar nossas ações e/ou decisões? Apesar de ter sido respondida positivamente, a questão diz respeito geralmente às dimensões simbólicas e instrumentais dos objetos. Dentro de uma perspectiva de uma sociologia dos objetos, interessada em prestar maior atenção ao papel destes em nossas vidas, os artefatos são dotados em sua dimensão performática de certa agência. Sua história, material e estrutura nos permitem certas atitudes não só por seus significados, mas por concretamente nos impor certas possibilidades e limites em nossas experiências. No presente estudo, apresento o disco de vinil sua permanência ou resgate como agente numa forma particular da experiência musical. Seguindo uma tradição que parte de Walter Benjamin, seguindo através de Marshal McLuhan, Friedrich Kittler - que se ocupa do papel transformados exercido pela tecnologia em nossas vidas - e nos chega hoje até os nomes já conhecidos dos science studies, como Bruno Latour, John Law e Andrew Pickering, questiono sobre as inovações tecnológicas no âmbito musical e de como isso molda, de certa forma, nossa maneira de consumir música. Salvo nas análises sobre o fazer científico, a materialidade dos objetos, apesar de tão óbvia, não se apresenta da mesma forma nos estudos cultural-sociológicos. A discussão sobre o consumo e idolatria do disco de vinil, portanto, será no sentido de se evitar ao máximo as já repetidas fórmulas acerca dos objetos culturais, cuja concepção recai, invariavelmente, numa dimensão hermenêutica, enquanto o objeto em si se esvaece. Será um esforço para perceber, através de uma etnografia do objeto (enquanto artefato tecnológico fundamental na história do século passado), que tipo de experiências musicais são engendradas a partir da realidade material-tecnológica do disco de vinil e de seus acessórios afins.